terça-feira, 8 de agosto de 2017

Calculando a velocidade da luz



Para medir  a velocidade da luz diversos experimentos foram feitos em laboratórios avançadíssimos.

A velocidade da luz é a mesma que a de uma microonda, então é possível fazer esse um experimento em casa com uma pequena margem de erro em menos de minutos.

Primeiramente você terá que descobrir a frequência do seu microondas, normalmente ela é de 2.45 Ghz, mas para ter certeza, confira na parte de baixo do microondas, agora retire a parte rotatória do microondas e coloque a barra de chocolate dentro dela sobre pequenos apoiadores;

Ligue o microondas por alguns segundos tomando cuidado para que ela não derreta; Retire a barra quando pequenos furos aparecerem no chocolate.

Esses furos existem devido à frequência e como ela não se move ela derrete o chocolate em locais específicos, que são os pontos que vemos sobre ele.

Sabendo a frequência e o comprimento de uma onda é possível descobrir sua velocidade,  para descobrir o comprimento da onda multiplicamos a distância entre os ponto por 2, e como nesse exemplo a distância entre eles é de aproximadamente 7 cm o comprimento da onda será de 14 cm.

Agora, vamos calcular a velocidade: a velocidade é dada pela equação ( velocidade = frequência x comprimento de onda )

Nós queremos o resultado em metros por segundo, então convertemos 14 centímetros para metros e megahertz para hertz, como resultado obtemos 343 milhões de metros por segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário